Daniela Freire

Reuters A safra de soja do Brasil 2015/16 foi estimada nesta quarta-feira em recorde de 99,7 milhões de toneladas, estável ante projeção de março, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). A estimativa, que aponta um crescimento de 2,8 por cento ante a temporada anterior, foi feita em momento em que a colheita caminha para o seu final no Brasil, o maior exportador global. As exportações foram projetadas em 55,3 milhões de toneladas, também…

Valor Econômico O volume de vendas no varejo aumentou 1,2% em fevereiro, o melhor resultado para o mês desde 2010, quando houve elevação de 2,7%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho representa uma reversão do rumo apurado em janeiro, de queda de 1,9% (dado revisado). Apesar do crescimento verificado entre janeiro e fevereiro, o instituto avalia que o resultado positivo ocorreu mais por uma base fraca de comparação do que por uma melhora da economia….

Agência Brasil A projeção de instituições financeiras para a queda da economia este ano passou pelo 11º ajuste consecutivo. Agora, a estimativa para a queda do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, foi alterada de 3,66% para 3,73%. Para 2017, a expectativa de crescimento foi reduzida de 0,35% para 0,30% no terceiro ajuste seguido. As estimativas fazem parte do boletim Focus, publicação divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com base em…

Agência Brasil   As taxas de juros continuam subindo no início deste ano. Segundo dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (24), a taxa de juros do rotativo do cartão de crédito subiu 8,1 pontos percentuais de dezembro para janeiro, quando atingiu 439,5% ao ano. É a maior taxa já registrada na série histórica do BC, iniciada em março de 2011. O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão….

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, disse hoje (21) que o baixo crescimento econômico não é normal, mas “uma fase de transição para o Brasil”. Ele participou de um painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, sobre a retomada do crescimento global. Com o novo cenário internacional de queda no preço das commodities, o país está se adaptando a essa realidade, segundo o ministro. O Fundo Monetário Internacional (FMI) piorou a projeção de queda da economia brasileira este…

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciou hoje (18) que espera um “processo de reequilíbrio” do preço do petróleo a partir deste ano, porque a acentuada queda vai fazer com que a produção dos concorrentes, como os Estados Unidos, comece a cair. Segundo a Opep, a produção dos países fora do cartel teve sete anos de crescimento “fenomenal” e agora se espera um abrandamento. O petróleo continua a ser vendido abaixo dos US$ 30 o barril, sendo que…

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (15), durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, que o esforço do governo federal é para impedir o aumento nos índices de desemprego. “A grande preocupação do governo é o desemprego. É o que nós olhamos todos os dias, é aquilo que requer atenção do governo. Olhamos setores por setores”, afirmou. A taxa de desocupação registrada no Brasil subiu para 9% no trimestre encerrado em outubro, informou hoje o Instituto Brasileiro…

O volume de vendas do comércio, na série sem ajuste sazonal, fechou o mês de novembro de 2015 com queda de 7,8% em relação a novembro do ano passado (taxa anualizada), a oitava queda consecutiva e o maior recuo nesta mesma base de comparação desde os -11,3% de março de 2003. Os dados foram divulgados hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam que, nesta base de comparação, a receita nominal permanece positiva em 1,3%. A…

A construção civil fechou em todo o país 514 mil postos de trabalho, segundo levantamento divulgado hoje (13) pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP). A pesquisa, feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV) a partir de dados do Ministério do Trabalho, indica que o setor encerrou novembro de 2015 com 2,9 milhões de trabalhadores formais, o mesmo patamar de agosto de 2010. Em novembro, foram fechadas 23,2 mil vagas, desconsiderando os efeitos da época…

Pela décima quinta vez seguida, os juros aumentaram em dezembro de 2015, atingindo os maiores índices médios desde o início de 2009. Para as pessoas físicas, a taxa subiu 1,75% no mês e 2,54% em 12 meses com o índice passando de 7,43% e 136,32% ao ano, em novembro, para 7,56% ao mês e 139,78% ao ano, em dezembro. A pesquisa – feita pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) – mostra avanços em todas as…