Daniela Freire

A Turma Recursal da Justiça Federal do Rio Grande do Norte reconheceu o pedido para uso de Canabidiol no tratamento de epilepsia infantil refratária, ou seja, cujo controle não se mostrou possível com nenhum dos medicamentos existentes. O Juiz Federal Almiro Lemos foi o relator do processo, ele votou pela manutenção da sentença de primeiro grau e foi seguido a unanimidade pelos magistrados Carlos Wagner Dias e Francisco Glauber Pessoa, que integram a Turma. O relator observou que é preciso…

O Observatório do Aedes aegypti é uma plataforma de monitoramento e rastreio que se integra a uma sala de situação. Esta sala de situação permite ao Governo Federal, Estadual e Municipal monitorar, rastrear e encaminhar as denuncias sobre focos do mosquito, bem como, dos casos suspeitos de Zika, Dengue e Chikungunya. Trata-se portanto de uma ferramenta de gestão participava e colaborativa que aproxima o cidadão do poder público de maneira mais efetiva e mais rápida. Este é um projeto desenvolvido por…

A partir de hoje (18), a notificação de casos suspeitos de infecção pelo vírus Zika passa a ser obrigatória. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, prevê que todos os casos suspeitos deverão ser comunicados semanalmente às autoridades sanitárias. No caso de gestantes com suspeita de infecção pelo vírus Zika ou de óbito suspeito, a notificação deverá ser imediata, ou seja, feita pelos profissionais de saúde em até 24 horas. O Ministério da Saúde informou que a mudança é…

Reuters Brasil   O principal comissário de Direitos Humanos da ONU, Zeid Ra’ad Al Hussein, conclamou nesta sexta-feira para que os países com o Zika vírus disponibilizem aconselhamento sobre saúde sexual e reprodutiva para mulheres e permitem o direito ao aborto.  “As leis e as políticas que restringem acesso a esses serviços devem ser urgentemente revistas em consonância com os direitos humanos, a fim de garantir na prática o direito à saúde para todos”, disse ele em comunicado. O Zika vírus tem sido…

Pesquisa desenvolvida na Pós-graduação em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) comprovou que o uso excessivo de café e bebidas energéticas pode prejudicar a aprendizagem. O estudo intitulado “Irish coffee: Efeitos do álcool e cafeína para o reconhecimento”, é desenvolvido pela bióloga Luana Carla dos Santos com a orientação da Professora Ana Carolina Luchiari. De acordo com Luana Santos, muitos estudos investigam o consumo de álcool, mas poucos analisam os efeitos da cafeína e do álcool…

O laboratório de Biologia Molecular de Doenças Infecciosas e do Câncer (Ladic) do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CB/UFRN) realiza o monitoramento dos sorotipos dos vírus Dengue e Zika circulantes no Estado do Rio Grande do Norte, com vistas a fortalecer a investigação dos casos clássicos e graves e compreender a ação desses vírus no Estado. Além disso, pesquisa também o vírus Chikungunya. De acordo com o coordenador do laboratório, o professor Josélio Araújo, do Departamento…

Um dos mais respeitados infectologistas do país, o professor e ex-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenador de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde de São Paulo, Marcos Boulos, acredita que o país vive atualmente a maior epidemia já registrada no mundo por vírus Zika. Em entrevista ao programa Espaço Público, na TV Brasil, o especialista defendeu o combate sistemático ao mosquito Aedes aegypti, transmissor não apenas do vírus Zika, mas também da dengue e…

Em novo balanço divulgado ontem (12), o Ministério da Saúde informou que 3.530 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus Zika em recém-nascidos foram notificados no país entre 22 de outubro de 2015 e 9 de janeiro. O boletim também traz a confirmação de que a morte de dois recém-nascidos e dois abortos de bebês com a malformação no Rio Grande do Norte foram em decorrência do vírus Zika. O ministério ainda investiga se a morte de outros 46 bebês com…

Exames para a dengue e chikungunya já são cobertos pelos planos de saúde, de acordo com a patologista clínica e pediatra, Natasha Slhessarenko. Ela explica que a partir do dia 2 de janeiro de 2016 todos os planos de saúde devem cumprir os exames para dengue e chikungunya. A patologista conta que para dengue existe a pesquisa do NS1 que é quando vai pesquisar o próprio vírus: ” no primeiro dia da doença, no primeiro dia que aparece os sintomas a…

O governo vetou a publicidade de alimentos infantis que seriam prejudiciais à amamentação, como papinhas, leites artificiais e até mamadeiras. A ideia é regular a alimentação das crianças de até 3 anos e evitar a interferência da publicidade nas campanhas de incentivo ao aleitamento materno. De acordo com o Ministério da Saúde, os estabelecimentos terão o prazo de um ano, a partir da publicação do decreto, para se adequarem às novas medidas. As restrições à propaganda infantil também vêm sendo…